Meu primeiro blog, criado em dezembro de 2001, durou pouco mais de nove meses e terminou por total irritação com a instabilidade do provedor (no caso, o Blig, do iG). Tempos depois, com o lançamento do Blogger da Globo.com, voltei à blogesfera com um blog sobre futebol. E novamente a instabilidade (ainda maior) do provedor, que impedia a atualização do blog, me fez larga mão. Em maio de 2004, quando outros blogs começaram a aparecer aqui em Florianópolis, decidi voltar e escolhi o Blogspot, pioneiro na oferta desse serviço e que de cara oferecia uma vantagem competitiva em relação aos demais provedores: a estabilidade. Foram realmente poucas vezes ao longo desses dois anos que o provedor, que pertence ao Google, permaneceu fora do ar por um longo período de tempo. No máximo, poucas horas para manutenção geral ou uma ou outra instabilidade para upload de imagens.
No balanço geral, eu diria que o Blogspot é um provedor bem resolvido pela simplicidade e pela praticidade. É o provedor recomendado para quem quer começar a blogar e tem pouca experiência com internet ou com administradores de conteúdo. E o serviço oferece alguns agregados como feed automático, envio de conteúdo postado por email e colocação automática de anúncios Google AdSense. Como melhorias, o Blogspot precisa renovar seu “guarda-roupa”, oferecer mais e novas opções no que diz respeito a templates. Os que são oferecidos estão “batidos” e exigem um toque a mais de criatividade e de habilidade do blogueiro para mexer na configuração, cortar e acrescentar imagens e comandos de html. O que eu ainda espero, sem pressa, mas com grande expectativa, é a inclusão de um sistema próprio de categorização do conteúdo, que outros provedores como o WordPress já oferecem e que fazem uma certa diferença em blogs com o perfil jornalístico.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças [continua]
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