Blog de A a Z - Coluna Extra

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Blog de A a Z

LINKS

Em praticamente todas as áreas do blog podem e devem aparecer links para outros sites. Mas a prioridade é para links que completam ou agregam informação a uma notícia ou comentário postado. O blogueiro escreve, mas também orienta e direciona o leitor “dentro” da internet. Um post pode ser simplesmente um link “seco” ou devidamente embalado por um comentário mais direto, que funciona como um chamariz para o conteúdo do endereço linkado. O blogueiro também pode se “auto-linkar” quando se referir a assuntos já tratados no blog, o que torna ainda mais fácil a compreensão do que está sendo dito.

Ao colocar o link, escolha uma palavra, uma frase curta ou uma imagem. Evite frases longas ou parágrafos inteiros. E quando não houver outra alternativa, recorra aos famosos “clique aqui” e “neste link”. Você pode ainda optar para que o link seja aberto em uma nova janela ou em uma nova aba. Basta adicionar target="_blank" no final do código html do link (logo depois das aspas da URL do link).

Além de inseridos nos posts, os links devem ter espaço garantido nas colunas laterais do blog. É onde o blogueiro destaca outros blogs (e sites de referência), o que serve como uma troca de gentilezas e também - mais uma vez - como um guia para os internautas. Em geral, você “linka” blogs que sejam de colegas ou de assuntos que você considera relevantes ou simplesmente retribui a gentileza de outro blogueiro que colocou um link para o seu blog. Em termos de audiência, quanto mais links você tiver, maiores as chances de aparecer com destaque em sites de busca. Isso é bom, especialmente quando se tem interesses comerciais envolvidos, mas eu ainda prefiro o link que tenha um único motivo: levar ou trazer internautas que se interessem pelo o que é publicado e criem o hábito não só de visitar o blog, mas de participar com comentários, críticas e sugestões.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças [continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário