Nem todo mundo que abre um blog faz questão de divulgar o endereço. Há quem prefira manter o blog “secreto” e usá-lo como um local particular para postar suas idéias. No Blogspot e outros provedores, o blogueiro pode optar por não incluir o blog na lista pública. Como meu propósito sempre foi tratar o blog como um espaço jornalístico, a divulgação se fez mais do que necessária, vital. No início, a alternativa mais prática é enviar emails para amigos, colegas e quem mais estiver no catálogo de endereços do seu programa de correio eletrônico. Ou se decidir pela criação de uma newsletter, cuide com os procedimentos. Envie convites e não adicione os emails automaticamente. De preferência, envie apenas para quem você conhece até para não praticar ações que possam caracterizar spam. Obviamente que a propaganda boca a boca também não deve ser ignorada e sempre que possível conte para as pessoas sobre seu blog.
E a partir do momento que o blog está “incorporado” ao seu dia a dia (pessoal e profissional) você pode inserir o endereço em diversas situações (na assinatura-padrão nas mensagens de email, no cartão de visitas, no nome do usuário que aparece no programa de conversação instantânea, etc.). Participar de listas de discussão e de comunidades no Orkut e em outros sites de relacionamento também ajudam a chamar mais leitores para o blog. É a soma desses procedimentos que utilizo para a divulgação do blog. E tem dado resultado. Muitos chegam aqui pela minha participação em comunidades como Blog do Blogspot ou Jornalistas Blogueiros ou pelo link que aparece no meu perfil no Orkut ou na minha conta no MSN e no Gtalk. Um detalhe importante: quanto maior a divulgação, maior a responsabilidade com o blog. De nada adianta divulgar o endereço e não caprichar no conteúdo ou deixar de atualizá-lo com freqüência.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças [continua]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário