Blog de A a Z - Coluna Extra

quarta-feira, 3 de maio de 2006

Blog de A a Z

CONTEÚDO

No começo do blog, a simplicidade é a marca principal do conteúdo publicado. Nenhum outro recurso é explorado além do texto. Só depois, com o tempo e com um pouco mais de conhecimento sobre as ferramentas de atualização é que você descobre as “manhas” para agregar imagens, aúdio, vídeos e outros. Nesse contexto, minha avaliação em dois anos de blog, é que toda experiência envolvendo conteúdo e seus multíplos formatos é válida. Mas chega um momento em que você deve parar e analisar se cada um dos “penduricalhos” que você está agregando tem mesmo utilidade ou melhor, se encaixam tanto nos seus reais interesses e objetivos com o blog quanto na expectativa dos seus leitores. No meu caso, o fato de ter uma lista de assinantes que recebe o conteúdo por email ajuda a ter uma parâmetro sobre o tipo e o formato de conteúdo que devo buscar, produzir e publicar.

Outro aspecto sobre o conteúdo é decidir entre ser um blog “genérico” ou um blog segmentado. E a escolha de qual desses caminhos seguir acontece naturalmente pelo volume maior ou menor que você publica sobre um determinado assunto ou pelo retorno dos leitores a respeito de certos posts. Minha escolha ainda é ter uma linha editorial ampla, mas focado em assuntos como mídia, jornalismo, marketing e internet. Hoje, se fosse optar pela segmentação, o tema único seria internet diante do meu interesse e da quantidade de assuntos que publico sobre essa área (Orkut, Web 2.0, blogs, etc.). A coisa mudaria de figura, no entanto, se fosse publicar uma versão impressa do Coluna Extra em um jornal ou revista. Nesse caso, a linha editorial seria focada apenas em internet, relacionando o próprio nome (extra no sentido de algo mais ou algo além papel) ao assunto.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças [continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário