Blog de A a Z - Coluna Extra

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Blog de A a Z

IMAGEM

O uso de imagens no blog depende necessariamente do interesse do blogueiro. É possível e não é pecado abrir um blog e priorizar os textos, sem se ocupar com imagens de qualquer tipo. Mas com o tempo, percebe-se que a colocação de fotos, charges, selos, logomarcas e outras imagens, criam áreas de “respiro” no blog em meio a tantas letrinhas. A leitura se torna mais agradável, certamente. Além disso, a imagem pode ser usada como um elemento editorial interessante. Dá para transmitir uma idéia, uma crítica, enfim, apenas com uma imagem, que deixa de ser um elemento meramente ilustrativo para ser um item essencial no conteúdo do blog. Basta ter criatividade (e confiar na prática “tentativa e erro” para ajustar tamanho, alterar posição da foto ou colocar um gif animado no post, entre outras ações).

Um cuidado com o uso de imagens é dar crédito ou, se for o caso, evitar o uso de imagens que não tenham sua reprodução autorizada. Por exemplo, em vez de uma foto do presidente Lula da Agência O Globo, use uma da Agência Brasil (Radiobras), que libera o uso de imagens desde que citada a fonte. E para colocar o crédito, uma das alternativas é acrescentar um comando no código html da imagem. Faça o seguinte: depois de img, escreva title="coloque o texto aqui" (assim, entre aspas). Depois, sempre que passar o mouse sobre a imagem, o crédito será exibido numa caixinha amarela. E você também pode proteger suas fotos criando uma licença no Creative Commons para estabelecer parâmetros para a reprodução das mesmas.

Além do próprio sistema de upload do seu provedor (como o Blogspot), o blogueiro pode utilizar o Photobucket. E para tratar a imagem, um dos programas que pode ser usado é o PhotoPlus, gratuito e muito semelhante ao PhotoShop, com a diferença de ser muito mais simples.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças [continua]

Um comentário:

  1. Anônimo5:13 PM

    Really amazing! Useful information. All the best.
    »

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário