Blog de A a Z - Coluna Extra

sexta-feira, 12 de maio de 2006

Blog de A a Z

MUDANÇAS

Experimentar é um verbo que tem tudo a ver com os blogs. O formato permite a prática de pequenas ousadias no conteúdo e o uso de ferramentas que possam agregar valor ou simplesmente cativar internautas por se tratar de alguma novidade. E quando se dá conta disso e assimila algumas “manhas” técnicas, o blogueiro fica naturalmente tentado a mexer no seu blog quase que num ritmo frenético. Em relação ao conteúdo, por exemplo, de uma hora outra para outra, o blog só reproduz piada ou só publica foto com comentários. Mas há um limite para isso, um limite sério se o objetivo do blogueiro é firmar seu blog como um ponto de referência: mudar o blog com freqüência pode resultar numa descaracterização do mesmo. Ou seja, coloca em risco o perfil pelo qual os internautas possam ter se interessado lá atrás, quando do lançamento do blog.

Entre todas as mudanças que um blogueiro pode fazer, a mais radical é escolher um novo template. Ao longo desses dois anos, devo ter trocado de template umas quatro vezes até chegar ao atual modelo. E com o conhecimento acumulado, sobretudo na melhor compreensão dos códigos html do template, pude mudar e agregar algumas áreas e ferramentas. Para quem deseja trocar de template, uma dica importante é copiar alguns trechos do código do modelo anterior que tenham sido customizados, como a área de comentários e o chamado “sidebar” (a coluna lateral onde estão links, arquivos e outros elementos). Isso deve ser feito porque quando o template é alterado toda programação anterior é substituída.

E mesmo satisfeito com este que considero o melhor template dos que já usei (fundo branco e ótimo contraste de cores), tenho feito pequenas mudanças quase imperceptíveis, que incluem acertos na coluna ao lado, especialmente na escolha das áreas que devem aparecer quando o internauta lê apenas um post e não toda a primeira página. Percebeu isso? Não? Que bom. Isso significa que estou seguindo minha própria sugestão: mudar sem descaraterizar.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças [continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário