Blog de A a Z - Coluna Extra

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Blog de A a Z

JORNALISMO

O sucesso de blogs como o de Ricardo Noblat (atualmente no Estadão) e o investimento de empresas como UOL/Folha na contratação de profissionais para blogs mostra o quanto o formato pode e deve ser aplicado ao jornalismo brasileiro. Numa primeira avaliação, o resultado vem sendo positivo e não seria exagero prever que os blogs, ao lado da organização do conteúdo por categorias, são atualmente os ingredientes indispensáveis para alavancar a audiência dos grandes portais de notícia. E a razão disso é o tom personalizado na produção do conteúdo dos blogs, que aproxima o jornalista do público-leitor, além, é claro, a interatividade proporcionada pelo sistema de comentários.

Grandes portais à parte, muitos jornalistas - como é o meu caso - fazem do formato seu próprio veículo, somando independência e bom-senso na produção de conteúdo a partir de técnicas de apuração, redação e edição (aquelas que se aprende nas faculdades de Jornalismo). E isso tende a aumentar com a chegada de mais jornalistas à blogesfera. O grande desafio destes jornalistas-blogueiros é conquistar a dupla credibilidade: do público e das fontes. Isso sem perder necessariamente a marca pessoal que costuma (e deve) caracterizar até mesmo os blogs jornalísticos. E uma das formas de vencer esse desafio é buscar ângulos diferenciados e produzir conteúdo exclusivo para fazer do blog um ponto de referência. Ao atingir esse patamar, o blogueiro dá um grande passo para que as fontes e os leitores enxerguem não apenas um “querido diário”, mas sim um veículo de comunicação de verdade - mesmo que seja gerado por uma redação de um homem só.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças [continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário