Praticante de mudanças sistemáticas ou não, o blogueiro deve procurar manter uma organização básica no blog que inclui desde a forma com que dispõe os links e ferramentas na coluna lateral (como Stikcam e Flickr, por exemplo) na coluna lateral até o idioma da data e o nome que aparecem acima e abaixo do post. É um cuidado essencial que passa a ter ainda mais importânta na medida em que o blog ganha “corpo” (tanto no volume de conteúdo disponível quanto na audiência).
Nesses dois anos, percebi ainda que a organização tem relação direta com os objetivos do blog. No meu caso, por exemplo, é importante disponibilizar um currículo resumido já que o blog tem relação com minha carreira profissional. Da mesma forma, o email de contato deve estar em um lugar de destaque, de preferência próximo ao currículo. Um “truque” que aprendi usando o Blogspot é usar o comando MainOrArchivePage (chamado tecnicamente de “tag condicional”). Isso permite que eu possa selecionar o que deve aparecer na coluna lateral quando o internauta lê um post e não a página principal. Assim, enquanto na página principal a coluna lateral é composta por 17 áreas, na página única do post, esse número cai para 7. Além de visualmente ser mais interessante, essa “edição” de áreas ajuda a escolher aquelas informações que realmente são essenciais para os objetivos do blog.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças, Números [continua]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário