Tudo aquilo que o blogueiro pensa e planeja para o seu blog resulta ou deveria resultar nos posts publicados por ele. É onde ele diz a que veio na escolha do tema e na linguagem adotada. Um post só com texto tem seu valor, desde que o blogueiro sempre tenha o cuidado de escrever corretamente e com responsabilidade. Além disso, para agradar aos leitores e facilitar a leitura, é preciso administrar o tamanho do que é publicado. Não é caso de evitar textos muitos longos. Mas cinco parágrafos no máximo, com parágrafos separados por uma linha, é um bom limite. Quando não for possível respeitar essa média, deve-se buscar alternativas, como o uso de comandos como o “blockquote”, que diferencia o texto pelo aumento nas margens, mudança na cor e separação por linhas acima e abaixo do texto (no Blogspot, para aplicá-lo basta selecionar o texto e clicar no ícone “aspas” na área de redação).
Outra alternativa é usar ilustrações. Mas ao inserir uma imagem (foto, logos, charges, etc.), além do aspecto visual, o blogueiro pode adicionar um componente editorial importante ao post. Em outras palavras, pode reforçar uma idéia apresentada no texto. Atualmente, com a expansão de sites como o YouTube, também é facil colocar vídeos nos posts. Basta copiar o código da área “Embed” (que aparece ao lado do vídeo escolhido no YouTube) e colar na área do post no blog. Um inconveniente que isso pode gerar é um excesso diante de tanta facilidade. Tem muito blog por aí que publica um vídeo atrás do outro, desvalorizando a própria ferramenta e tornando seu conteúdo monótono e repetitivo.
No caso dos blogueiros que distribuem o conteúdo publicado também por email, como é o meu caso, o cuidado com os posts deve ser redobrado. Isso porque assim que clicar em “publicar postagem”, o post será enviado para o blog e será distribuído automaticamente para a lista de assinantes da newsletter por email. Ou seja, se houver um erro qualquer (de digitação, de gramática, de link, etc.), o assinante receberá o texto assim mesmo, com o erro. No caso do post no blog, é possível consertar rapidamente o que estiver errado, mas o mesmo não acontece com a lista de assinantes. E dependendo da maior ou menor gravidade do erro, o blogueiro deverá decidir se manda ou não uma retificação para os assinantes da newsletter. E para encerrar, com este post o blog atinge a marca de 770 posts publicados em dois anos.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças, Números, Organização [continua]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário