Blog de A a Z - Coluna Extra

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Blog de A a Z

SITE

Por diversas vezes, quando digo que mantenho um blog, me perguntam qual o endereço do site. Há uma clara distinção técnica, conforme a Wikipedia, que diz que “site é um conjunto de páginas Web”, enquanto blog é definido como “uma página da Web cujas atualizações são organizadas cronologicamente”. Ainda que as diferenças conceituais sejam claras, é natural que haja uma confusão, especialemte entre aqueles que não acompanham de perto a evolução e a popularidade cada vez maior dos blogs.

Da mesma forma, numa avaliação muito pessoal, não é de todo errado considerar um blog como um site no sentido de organização e variedade de conteúdo. Ou seja, ainda que o conteúdo principal apareça em forma de post e não em páginas, o conteúdo secundário (como o que aparece nas colunas laterais) reúne um conjunto de áreas, links e ferramentas que garante uma variedade que pode caracterizar o blog como um site. Ainda assim, mesmo com um perfil deste tipo (com uma coluna lateral marcada pela variadade), blog é a melhor forma de definir (e chamar) esta página.

De todo o modo, se chamarem de site, vou atender :). Mas em nome de todas as vantagens competitivas dos blogs, entre as quais simplicidade e interatividade, me sinto muito mais à vontade para ser dono de um blog do que de um site. É muito mais competitivo e “real” um blog-de-um-homem-só do que um site-de-um-homem-só. Acredito e não descarto a possibilidade de um blog migrar para o formato de site. Mas isso leva um tempo e deve ocorrer no momento certo e, sobretudo, com a infraestrutura certa.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças, Números, Organização, Post, Qualidade, Rascunho [continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário