Blog de A a Z - Coluna Extra

sábado, 20 de maio de 2006

Blog de A a Z

TEMPLATE

Um dos grandes atrativos dos blogs está no fato dos provedores oferecerem modelos prontos de páginas. Assim, o candidato a blogueiro não precisa quebrar a cabeça para criar um template a partir de códigos em html e outras linguagens. O “esforço” é saber escolher entre as opções disponíveis qual modelo é mais adequado ao perfil do blog ou simplesmente qual mais agradou ao gosto do blogueiro. Eu sugiro um meio-termo que associe estética, funcionalidade e conceito.

Mas a oferta de templates prontos também tem uma desvantagem, especialmente se o objetivo do blogueiro for se diferenciar visualmente de outros blogs: os modelos não são exclusivos. Para fugir do trivial oferecido, uma das alternativas é personalizar o cabeçalho do blog. No Blogspot, por exemplo, não é algo complicado de fazer e só exige um pouco de atenção e paciência para criar o cabeçalho no tamanho exato e saber onde aplicar a imagem depois. Levei um bom tempo até me arriscar a mexer na configuração e acrescentar uma imagem no lugar do cabelhaço padrão. Neste blog, optei por inserir o código html da imagem na área de descrição do blog e apagar no template o comando de exibição do nome do blog na página. Em outros blogs, optei por substituir toda a área do cabeçalho por uma imagem.

O blogueiro tem ainda a opção de ampliar o leque de modelos de páginas. Para isso, uma das sugestões para os blogueiros do Blogspot, por exemplo, é acessar blogs como o Blogger Templates. Lá, estão disponíveis códigos completos de templates incluindo até aquele que é considerado o mais popular do WordPress (devidamente “traduzido” para a linguagem do Blogspot). O blogueiro deve copiar todo o código e depois colar na área “modelo” do blog, substituindo o código original do Blogspot. Importante: quando troca o template, o conteúdo não é perdido, apenas reconfigurado nos moldes do novo modelo (cores, tipologia, etc.). O que muda é a configuração, por exemplo, da área de comentários ou do conteúdo da coluna lateral. A dica é checar toda a configuração que queira manter (copiar o que for necessário) para depois inserir no novo template.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças, Números, Organização, Post, Qualidade, Rascunho, Site [continua]

Um comentário:

  1. Anônimo3:34 AM

    Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
    »

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário