Blog de A a Z - Coluna Extra

domingo, 21 de maio de 2006

Blog de A a Z

UTILIDADE

Afinal, para que serve um blog? Para essa pergunta cada blogueiro tem uma resposta que passa necessariamente por uma série de fatores que envolvem tanto interesses quanto desejos. Em linhas gerais, acredito que o blog possa ser útil de diversas maneiras para quem o faz e para quem o lê. Para o blogueiro, partindo da idéia de que ele é movido por interesses e desejos, o blog pode ser um espaço para experimentar linguagens e ferramentas, expressar suas opiniões sobre um tema ou sobre “tudo” e até agregar um valor a mais na sua trajetória profissional, que pode gerar novas oportunidades de trabalho (vide os blogs informativos e os blogs corporativos).

No meu caso, com uma experiência profissional ligada à mídia impressa (especificamente à produção de revistas), “mexer” com blogs ajudou a me aproximar da “mídia digital”. Ou seja, o que aprendi (e aprendo) com o blog serviu como ponte para minha passagem do jornalismo impresso para a internet. Prova disso é que muito antes de assumir o cargo de Editor-Geral de Conteúdo do site Empreendedor, em outubro de 2004, apresentei um pré-projeto à direção da empresa usando o formato de blog para a criação de uma área de notícias atualizada diariamente (que ainda não existia no site). De certa forma, a iniciativa ajudou a impulsionar o projeto porque mostrou numa formatação para a internet (“ver para crer” também se aplica à internet) que havia muita informação factual que as revistas da editora não aproveitavam por causa da periodicidade, mas que um site com atualização diária poderia usar.

Para o leitor, o blog (jornalístico ou não) tem um componente importante que é a visão pessoal do blogueiro sobre um determinado assunto. Vira quase que uma conversa entre amigos. Alguém vê um filme ou ouve uma música nova e conta o que achou, sem necessariamente ter a carga de formação na área ou de crítico. É a idéia básica da blogesfera: qualquer cidadão tem sua chance de criar um espaço só seu para publicar o que pensa. Não por acaso, já há serviços que buscam blogs para associar com conteúdos de grandes jornais, por exemplo, como ocorre nos Estados Unidos. Por exemplo, o leitor entra na área de programação cultural do site do jornal e além dos horários de exibição, encontra também links para blogs que escreveram a respeito de tal filme.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças, Números, Organização, Post, Qualidade, Rascunho, Site, Template [continua]

Um comentário:

  1. Anônimo9:18 PM

    Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
    »

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário