Blog de A a Z - Coluna Extra

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Blog de A a Z

VISUALIZAÇÃO

Escrever, colocar imagem e publicar? Modificar o template e salvar? Nos dois procedimentos falta acrescentar uma etapa: visualizar. E numa passada por alguns blogs é fácil perceber quando a visualização não é utilizada. No caso dos posts, o “preview” ajuda a dar aquela revisada no texto e avaliar se a posição da imagem, quando há, é a mais adequada, se o tamanho não está estourando ou se o alinhamento escolhido não está quebrando o texto ou deixando a coluna espremida demais. Um detalhe importante: a visualização não é inafalível. Em diversas ocasiões, confiei cegamente na visualização e tive que modificar o post posteriormente porque não ficou do jeito que deveria. Nesse caso, cabe usar o bom senso. Se pintar dúvida ao visualizar o post, volte à área de edição e altere o que for preciso. Visualize novamente e se ficar satisfeito, publique.

Já a visualização das modificações no template é ainda mais importante, sobretudo se mexer com linguagem html, no caso do Blogspot, não for o forte do blogueiro. Para medir a importância de visualizar sempre basta dizer que a falta de uma “aspa” ou um “ponto e vírgula” pode “destrambelhar” boa parte do template. Por isso, ao optar por mexer no template, além dos conhecimentos básicos sobre os comandos em html, tenha sempre o cuidado de visualizar o que modificar. Já fiz alterações no template que resultaram na modificação até do número de colunas do blog, de duas para três - o que não era a intenção. Como sempre clico em visualizar, o erro pode ser evitado e o template permaneceu intacto. E assim como no caso do post, ao visualizar as modificações no template, tenha bom senso para avaliar e salvar o que alterou.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças, Números, Organização, Post, Qualidade, Rascunho, Site, Template, Utilidade [continua]

2 comentários:

  1. Anônimo6:42 PM

    Hey what a great site keep up the work its excellent.
    »

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:18 PM

    I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
    »

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário