Blog de A a Z - Coluna Extra

terça-feira, 23 de maio de 2006

Blog de A a Z

ZEBRA

Na loteria esportiva, a zebra acontece quando um time de menor expressão vence um time grande ou melhor colocado na tabela. No universo dos blogs, por experiência própria, a expressão “deu zebra” pode ser usada em dois sentidos. O primeiro é semelhante ao da zebra da loteria. Ou seja, sendo um “time pequeno” em comparação aos grandes sites, portais, etc., é sempre surpreendente quando um blog publica uma informação em primeira mão ou atinge picos de audiência que fogem (muito) do padrão. E é de “zebra em zebra” que um blog pode construir uma credibilidade mais sólida mais ou menos como no futebol.

Além desse sentido positivo, o “deu zebra” no blog pode significar também a soma de empecilhos enfrentados pelo blogueiro. Lá no primeiro post publicado no blog, em maio de 2004, citei duas zebras que me afastaram dos blogs: por irritação com provedores como Blig e Blogger da Globo e por falta de tempo. Em relação aos provedores, o crescimento dos blogs (já são mais de 40 milhões em todo o mundo, segundo o Technorati) contribui para um aperfeiçoamento das ferramentas e as zebras que ocorrem atualmente, em especial no Blogspot, são períodos de manutenção que impedem o upload de fotos ou tiram o blog do ar por alguns momentos, mas nada que gere a irritação de antes. Já a falta de tempo é a inimiga número um do blogueiro por maior que seja a dedicação dele à atualização do blog. E contra isso, resta administrar melhor o tempo ou abrir mais “janelas” no meio das suas outras atividades. Ou ainda melhor: tornar o blog a atividade principal do blogueiro, o que seria uma bela zebra - da boa.
Blog de A a Z: Atualização, Blogspot, Conteúdo, Divulgação, Estilo, Feed, Google, Html, Imagem, Jornalismo, Links, Mudanças, Números, Organização, Post, Qualidade, Rascunho, Site, Template, Utilidade, Visualização, Xingamento [continua]

Um comentário:

  1. Anônimo11:31 AM

    Caro,

    Você é o responsável por me motivar abrir um blog. Pensei que iria sobreviver só com ele, e agora tu vem dizer que não dá para viver só dele?

    Ainda não sei quase nada de blog, mas tudo que sei estou aprendendo com a tua coluna.

    Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário